quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Arte na Educação Infantil - C.M. Zuzu Angel



Em dezembro de 2011, a Creche Municipal Zuzu Angel /6ªCRE-RJ, em Coelho Neto/RJ, apresentou a conclusão de seu Projeto "Pequenos Leitores do Mundo: Pequenos Artistas", onde, neste terceiro ano do projeto, foram trabalhados, com crianças do Ensino Infantil - Maternal I e II, a (re)leitura visual da obra de quatro importantes artistas plásticos, ao contrário dos anos anteriores, onde se trabalhou com obras de nomes da literatura. 

Convidada para o evento de "encerramento" (de compartilhamento das propostas), eu tive o prazer de conversar (vejam o vídeo a seguir) com a diretora, Marilene Miranda, e com as educadoras da creche que, mesmo não sendo formadas na área da Arte-educação, se propuseram este corajoso desafio: levar as crianças a experimentarem, a conhecerem quatro artistas visuais brasileiros: Di Cavalcanti (1897-1976), trabalhado pela turma de Nívea e Tássia, Alfredo Volpi (1896-1988), trabalhado pela turma de Shirley e Liliane, Tarsila do Amaral (1897-1973), trabalhada pela turma de Creuza e Simone, Ivan Cruz (1947-), trabalhado pela turma de Priscila e Bianca. As experiências em artes visuais resultaram em "livros de registros", que no dia do evento cada aluno pode levar para compartilhar com suas famílias.



Para conhecerem um pouco desta experiência, visitem a postagem "III Mostra Pequenos Leitores", no blog da C.M. Zuzu Angel (http://cmzuzuangel.blogspot.com.br/2011/12/iii-mostra-pequenos-leitores_02.html) - ou ainda no blog Projeto Brincadeiras de Criança:  Ivan Cruz  (http://www.projetobrincadeirasdecrianca.blogspot.com.br/2012/02/blog-creche-municipal-zuzu-angel-rj.html)  - e assistam ao vídeo (inédito!), "Pequenos Leitores do Mundo", onde converso  com a diretora Marilene e as educadoras da creche, que contam como o projeto foi desenvolvido com as crianças.


 "O projeto 'Pequenos Leitores' teve o objetivo de apresentar às crianças do maternal I e II as diversidades culturais, bem como suas particularidades, através do processo de conhecer, descobrir, interagir, crescer e apropriar-se de novos repertórios artísticos de forma prazerosa, rica e envolvente. / Como o mundo é repleto de significados e cheio de descobertas, nesta fase da infância! O ensino de Arte aborda uma série de significações, tais como: o senso estético, a sensibilidade e a criatividade." [citação: Blog da C.M. Zuzu Angel: "III Mostra Pequenos Leitores": http://cmzuzuangel.blogspot.com.br/2011/12/iii-mostra-pequenos-leitores_02.html].










Postagem: Imaculada Conceição Manhães Marins

4 comentários:

  1. Fiquei muto feliz por essa postagem. Obrigado pelo seu carinho com a nossa creche!!!
    Bjks,
    Marilene

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marilene!

    Eu é que agradeço a amável tarde que passei com vocês conhecendo o trabalho da creche!

    Espero que tenham gostado dos registros, apesar da imagem e do som não estarem assim tão legais (por conta do "suporte técnico"... rs), faz tempo que eu estava devendo este vídeo ("caseiro") pra você e para as meninas...

    Sucesso sempre! Beijos! :)

    Imaculada Conceição

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Que bom poder relembrar cada detalhe deste projeto que me marcou profundamente. Obrigada pela postagem!
    Ah, quando tiver um tempinho, volte outra vez.
    Um abraço,
    Simone

    ResponderExcluir
  4. Olá, Simone!

    Obrigada pelo convite! Foi muito especial ter visitado vocês, ter conhecido a creche e o trabalho que vocês realizam!

    Parabéns!

    Um grande abraço pra vc também! :)

    Imaculada Conceição

    ResponderExcluir