Ensino da arte: Um espaço poético
Por Greice Cohn (Arte educadora)
Memorial da obra
Este vídeo descreve um método de trabalho desenvolvido no ensino da arte e se apresenta como um arquivo audiovisual do conjunto de práticas vividas numa escola pública do Rio de Janeiro, onde o encontro com a arte contemporânea, permeado pelo desenvolvimento de parcerias entre escola, artistas e galeria, nos permite apresentar o ensino da arte como um espaço poético.
Iniciamos, em 2008, uma parceria entre o Colégio Pedro II e a Galeria Largo das Artes, que têm possibilitado experiências significativas para alunos, artistas, curadores, galeristas e professores. Esse vídeo se apresenta como uma memória deste processo que envolve a interação entre diferentes contextos do sistema da arte (produção, formação, difusão), cuja mais recente realização foi a visita dos alunos à Exposição Jaqueline Vojta e os desdobramentos desta experiência.
Poesia e memória são questões presentes no trabalho de Jaqueline, então estabelecemos a história familiar como elemento de ligação entre sua obra e a produção dos alunos. Os alunos iniciaram um processo de investigação e evocação de memórias, histórias, tradições e hábitos familiares para, em seguida, elaborarem formas poéticas que traduzissem e/ou problematizassem essas imagens resgatadas. O resultado foi a Exposição “Famílias, Memórias, Poéticas”, e o vídeo apresenta depoimentos dos alunos e dos profissionais que visitaram a exposição, as obras expostas e outras realizações anteriores no âmbito da parceria mencionada.
Escolhemos o vídeo como linguagem para arquivar uma poética em construção pelas afinidades que as imagens em movimento têm com o pensamento construtivo e processual. Uma obra videográfica que traz no seu corpo o desenvolvimento de uma poética visual é uma imagem que aborda outra imagem, e não um veículo reprodutor transparente, mas uma linguagem visual à parte, que exerce seu potencial representativo.
Verbete biográfico
Greice Cohn é graduada em Licenciatura em Ed. Artística – Artes Plásticas – EBA/UFRJ (1985), Especialista e Mestra em Tecnologia Educacional – NUTES/UFRJ (2004), cuja pesquisa buscou novas abordagens de materiais educativos em vídeo para o ensino da Arte. Tem formação profissional também na área de Artes Cênicas, na Casa das Artes de Laranjeiras (1987).
Leciona Arte desde 1984, na rede privada e pública, e é professora de Artes Visuais do Colégio Pedro II desde 1994.
É, desde 2007, Coordenadora Pedagógica do Pólo Arte na Escola/UFRJ, onde coordena grupos de estudos e ministra cursos de Extensão. Tem artigos publicados em diversas revistas e Anais de Encontros de Arte-Educação nos quais tem participado.
Ficha técnica
cinegrafia: antonio gonzalez
edição: daniel terra, greice cohn
Direção: greice cohn
depoimentos
martha pagy • curadora e dir. largo das artes
miguel sayad • dir. largo das artes
flávio colker • artista
jaqueline vojta • artista
alunos: gabriel soares, daniel bressan, guilherme de carvalho, caio varela, carolina saldanha, daniele ximenes, juliana de paula, lina neves.
NOTAS:
Adorei o video! Precisamos ver, experimentar, conhecer o que é feito, ter parâmetros que nos ajudem a dinamizar nossas aulas e que colaborem de fato com um ensino efetivo das artes.
ResponderExcluirParabéns! Lindo e emocionante! É tão desafiador ser Arte-Educador, mas mostras q é possível.
ResponderExcluirAgora é que vi os comentários de vocês aqui...
ResponderExcluirVerdade, Hellen Claudia, "é tão desafiador se arte-educador"!
E é importante, sim, Fabiana, compartilharmos nossas experiências e assim como conhecermos os trabalhos de nossos colegas arte-educadores! É um incentivo muito grande e uma excelente fonte de inspiração!
Valeu, colegas! bjs! :)
Imaculada Conceição