terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Primeira Mostra de Arte da E.M. Octavio Frias de Oliveira: Experiências no Ensino das Artes VIII


Olá, colegas arte-educadores! A professora Simone Santiago, de Artes Visuais, solicitou que divulgássemos aqui a Primeira Mostra de Arte que aconteceu em sua escola, a E.M. Octavio Frias de Oliveira, 7ªCRE-RJ. Ela teve uma ideia bem legal para expor os trabalhos de seus alunos. Aproveitando o ano eleitoral de 2012, reutilizou cartazes de candidatos (vejam as fotos), usando-os como suporte das obras. O resultado ficou muito legal!

Professora Simone e alunos (visitando a Mostra de Arte)

Este ano, a professora Simone aceitou o desafio de, pela primeira vez, depois de anos trabalhando com adolescentes do Fundamental II, lecionar para crianças das turmas do Fundamental I (1º ao 5º anos). "Houve momentos que pensei que não conseguiria", confessa Simone, que encarou trabalhar com 21 turmas "repletas de crianças". "Meu maior desafio foi trabalhar com os alunos menores, dos 1º e 2º anos", completa. Mas ver depois o resultado, ver que valeu a pena, isso é muito gratificante! "Foi um grande desafio mas, tudo feito com coragem dá certo, mesmo que, por vezes, pensemos não ser capazes. A dedicação em expor os trabalhos dos alunos foi para que sentissem orgulho e vissem que são capazes. Foi tudo por eles e para eles" (Simone Santiago).

Trabalhos em 3D e 2D

Aproveitando que este foi um ano eleitoral:..."antes era isso...lixo eleitoral", diz Simone

Cartazes de candidatos: "foram reaproveitados e..."

"...se tornaram isso"

Mandalas e vitrais

Trabalho sobre Beatriz Milhazes

"Isogravuras" (gravuras feitas em bandejas de isopor)

Impressões e Identidades

Caminhos de Tarsila - trabalhos inspirados nas obras de Tarsila do Amaral

Cores quebradas

A linha que encaminha o desenho


Ecos da Cultura Africana - Máscaras

Flores para Van Gogh

Atento aos detalhes...

visitando a exposição...

Profª Simone e alunos: Parabéns!


Crédito das imagens: Profª. Simone Santiago


Postagem de Imaculada Conceição M. Marins

11 comentários:

  1. Foi um grande desafio mas, tudo feito com coragem dá certo mesmo que, por vezes, pensemos não ser capazes. a dedicação em expor os trabalhos dos alunos foi para que sentissem orgulho e vissem que são capazes. Foi tudo por eles e para eles.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Simone! É uma delícia ver os alunos felizes com seus resultados e descobertas. Não desanime. Continue batalhando pelo espaço adequado de trabalho e com condições para a criação artística e formação de seus alunos. Um abraço, Eliane Mattozo - Colégio Pedro II/RJ.

    ResponderExcluir
  3. OS trabalhos estão lindos, professora. É uma bela proposta para os pequenos, é bom conhecer sobre a arte. Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir
  4. "A arte não reproduz o que vemos. Ela nos faz ver." (Paul Klee)
    Você é brilhante por muitas coisas! Uma delas é o fato de você ter visto em seus alunos algo que ninguém imaginaria ser possível!
    Hoje sabemos que essas crianças têm "potencial" porque você nos fez ver isso. E por isso, todos nós somos gratos!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Simone!
    Esta mostra está sensacional!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Simone! É com muito orgulho que digo que todas nós professoras e professores de Artes desta rede merecem todo o reconhecimento e valorização que começaria tendo um espaço específico para a realização de nossas aulas. Eu conquistei este espaço e gostaria de ver todos os meus colegas conquistando também. Lindos trabalhos,ótimas leituras!

    ResponderExcluir
  7. Olá Professora Simone,
    Inteligência, Conhecimento e Amor são alguns ingredientes que destacam-se em sua Obra Pedagógica. Os alunos nunca esquecerão essa vivência.
    Grande natal com saúde e harmonia.
    Abraços,
    Robson Martins.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Simone! Eles nunca tiveram artes e produziram muita coisa boa. Seu trabalho rendeu vários frutos.

    ResponderExcluir
  9. Simone, parabéns!!! Essa exposição de trabalhos mostra o quanto nossos alunos são capazes! E que alegria poder fazê-los acreditar em seus potenciais, né? Imagino todo o trabalho que você teve na organização da mostra, mas esteja certa de que valeu a pena, principalmente para as crianças verem suas produções expostas e recebendo tantos elogios/comentários! Que trabalho incrível! Sua dedicação e amor por esta profissão movem pessoas!!! Muito orgulhosa de ter uma amiga tão competente e comprometida! Grande beijo! Marcela Gaio

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, Simone! E parabéns para seus alunos! E, caso você não tenha ainda, espero que sua escola disponibilize para o próximo ano uma sala de artes. A valorização de nosso trabalho não pode ficar só em parabenizar e dizer que admira e respeita o que realizamos com os alunos, é preciso ação: criação de uma sala ambiente e atendimento às nossas necessidades de materiais de qualidade para os trabalhos de artes. O verdadeiro respeito pelo nosso trabalho passa pela conquista dentro da escola, como disse a profª Dione acima, de um "espaço específico para a realização de nossas aulas". Que você e seus alunos conquistem tudo o que vocês merecem! beijos
    Imaculada Conceição

    ResponderExcluir