sábado, 26 de janeiro de 2013

Você sabe o que é "PaperCraft"? Conheça o Trabalho do Prof. Luciano Almeida e seus Alunos!


Você sabe o que é "Papercraft"? O Professor Luciano Almeida, de Ciências, e seus alunos da E.M. Deborah Mendes de Moraes, 10ª CRE, nos contam...

"Sou professor de Ciências e grande admirador das artes e suas diferentes formas de expressão. Trabalho com uma forma de arte pouco divulgada aqui, mas muito difundida principalmente no leste europeu e Ásia, chama-se Papercraft (montagem de modelos em papel), as vezes confundida com o Origami, mas tem suas diferenças" - assim se apresentou o Prof. Luciano Almeida, em uma das redes sociais, onde o conheci...

Em seu álbum do Facebook, intitulado "Papercraft - Papel Modelismo" (ver Notas), Luciano relata suas experiências com esta arte do papel:

"O que começou como um trabalho para a escola acabou se tornando um hobby"...

Uma das montagens do Prof. Luciano


"Papercraft ou pepakura - continua o prof. Luciano Almeida - é um método de construção de objetos tridimensionais a partir de papel, semelhante ao origami. Contudo, distingue-se em que a construção geralmente é feita com vários pedaços de papel, e esses pedaços são cortados com tesoura e fixados uns aos outros com cola, em vez de se suportarem individualmente".

"Eu diria que 99% dos modelos são encontrados disponíveis para download na internet. São de uso irrestrito, a única ressalva feita por grande parte dos criadores é de que não sejam comercializados".

"As ferramentas básicas para os modelos mais simples são tesoura e cola. Modelos mais elaborados necessitam do auxílio de estilete, pinças e por aí vai. Uma vez que os modelos de papercraft podem ser facilmente impressos e montados, a Internet tornou-se um meio popular para a sua divulgação". 

"Alguns criadores disponibilizam versões em 'branco' de seus modelos para que você possa customizar como quiser. Essa bonequinha aí (primeira imagem desta postagem) é uma customização". O boneco (a seguir) "é o mesmo template da menina de óculos e biquini (da primeira imagem da postagem), só que, aqui, a boca aberta deu lugar a um pescoço cortado".

O boneco acima "é o mesmo template da menina de óculos e biquini"


Há "alguns websites muito interessantes", diz Luciano, "um deles é o da Canon, tem uma variedade enorme de modelos pra montar, uns mais elaborados, outro bem simples. Todos com manual de instrução para montagem o que facilita bastante. Este, na minha opinião, é um dos melhores sites pra quem está começando: Paper Craft - Canon CREATIVE PARK" (ver Nota)


E NA ESCOLA MUNICIPAL DEBORAH MENDES DE MORAES...

Alunos construindo seus "papercrafts"

"Essa maquete (acima), sobre preservação do meio ambiente natural, foi feita pelos meus alunos do ensino fundamental, (t.1702) usando modelos de animais baixados na web" 

Para modelos mais simples - como os montados pelos alunos da E.M. Deborah Mendes de Morae - bastam tesoura e cola


Animais em papel para o trabalho sobre meio ambiente natural


Outro ângulo: maquete feita pelos alunos do Prof. Luciano Almeida usando a técnica do papercraft

"Maquete feita pelos alunos da turma 1906 usando a técnica do papercraft. Meio ambiente artificial, fontes renováveis de energia e estratégias de desenvolvimento sustentável"


ALGUMAS MONTAGENS DO PROF. LUCIANO ALMEIDA






"Modelos mais elaborados necessitam do auxílio de estilete, pinças e por aí vai"


"Não há dúvida" - diz Luciano Almeida - "de que a técnica do papercraft pode facilitar, e muito, o trabalho dos professores de diversas áreas: castelos, maquetes sobre a II Guerra (História), vulcões, paisagens naturais (Geografia), células, animais (Ciências)..."

Parabéns: Prof. Luciano Almeida e alunos! Valeu pelas dicas e informações


NOTAS
1 - Top 10 Sites sobre artesanato de papel | Xmarks: http://wiki.foxmarks.com/topic/paper_crafts
2 - Paper Craft - Canon CREATIVE PARK: http://cp.c-ij.com/en/contents/1006/
3 - CUBEECRAFT: http://www.cubeecraft.com/
4 - Álbum do prof. Luciano Almeida no Facebook: "Papercraft - Papel Modelismo": https://www.facebook.com/media/set/?set=a.296402887118365.69037.100002459693149&type=3
5 - Álbum do prof. Luciano Almeida no Facebook: "Blog Conexão das Artes": Mostra Pedagógica 2012 - EM Deborah Mendes de Moraes": https://www.facebook.com/media/set/?set=a.396878280404158.96969.100002459693149&type=3


Imagens e citações: Luciano Almeida
Postagem de Imaculada Conceição M. Marins

14 comentários:

  1. Muito show! Você é um verdadeiro artista Luciano. Primeiro por realizar algo tão criativo, segundo por compartir estdom em forma de aprendizado com os alunos. Parabéns!
    :-) Fiquei com vontade de aprender. Quem sabe uma capacitação para professores oferecida pela SME.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelos elogios, na verdade me considero mais um entusiasta do que um artista, rsrsrs! Quanto à capacitação, seria um prazer compartilhar com os colegas.

      Excluir
  2. É uma boa ideia, HeriSt@neck! " Quem sabe uma capacitação para professores oferecida pela SME"? ;) Gostei muito desta técnica, pode tanto ser trabalhada em Artes, quanto em outras matérias, como diz o próprio Luciano: Ciências, História, Geografia...
    bjs! Imaculada Conceição

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Prof. Luciano Almeida pelo seu trabalho.Sei o quanto é interessante e estimulante este trabalho com PaperCraft.Meu filho adora e monta também muitos modelos. Inclusive foi o que me inspirou para escrever a matéria:"Papercraft: um Quebra-Cabeça 3D" no Rioeduca.net para os alunos, no blog Família.(http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=18&id=2793).Algumas fotos que postei foram de trabalhos montados pelo meu filho.Também já utilizei com os alunos do 5º ano.Eles adoraram.Parabéns profªImaculada Conceição pela postagem. Abraços. Maria Delfina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana Del Rodrigues,
      também tive ótimos resultados trabalhando com os alunos. Tenho um acervo ENORME de material, alguns bem especificos para alunos dos anos iniciais. As possibilidades são imensas. No seu caso o trabalho fica mais interessante ainda pois é feito em familia. Um grande abraço e parabéns pela sua postagem, gostei muito dos modelos das foto.

      Excluir
  4. Oi, Maria Delfina! Este trabalho do Luciano é mesmo muito interessante! E a dica de trabalhar papercraft, idem! Vi a sua postagem, legal! Gostei! Valeu! :-)
    bjs! Imaculada Conceição

    ResponderExcluir
  5. Luciano Almeida, Imaculada e Maria Delfina, que material rico tanto para o professor quanto para o aluno. Quantas possibilidades em cada disciplina.
    Adorei!
    Parabéns a todos.
    beijos
    Cybele Meyer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cybele Meyer,
      como você bem mencionou as possibilidades são imensas. Com um pouco de tempo e paciência (a um custo relativamente baixo),os professores das mais variadas disciplinas podem produzir uma série de materias que enriquecem e muito as aulas.
      Obrigado pelo comentário
      Um grande abraço

      Excluir
  6. Oi, Cybele! Legal mesmo este tipo de trabalho! Gostei da dica do Luciano e foi uma surpresa feliz conhecer agora a postagem de Maria Delfina, no Rioeduca (até Luciano me apresentar ao trabalho dele, no finzinho de 2012, eu não conhecia a técnica)! Sim, Cybele, são diversas as possibilidades para os professores trabalharem em sala de aula!
    Obrigada pelo comentário! beijos! :)

    ResponderExcluir
  7. Professor Luciano parabéns pelo talento em montar essas esculturas, estou fazendo curso de cinema, gostaria de saber se existe algum curso de artesanato no Rio de Janeiro que tenha aulas sobre modelismo em papercraft (que papel imprimir, como criar modelos, tintas), estou pensando em usar os modelos para imprimir objetos de cenas, armaduras, etc para os meus curtas metragens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AXN,
      infelizmente eu não sei de ninguém aqui no Rio de Janeiro que trabalhe ensinando a técnica. Me considero um autodidata pois aprendi o que sei através de blogs, websites, foruns e com amigos de outros países em sua maioria. A técnica em si é bem simples, alguns pequenos "truques" é que fazem a diferença no resultado final. Caso tenha interesse posso lhe indicar alguns links de modelos na proporção 1:1 de armaduras, espadas, elmos... e dicas quanto ao material mais apropriado e cuidados na hora da montagem.

      Excluir
  8. Imaculada Conceição,
    obrigado por divulgar e valorizar o meu trabalho assim como o de tantos outros colegas da Rede. São iniciativas como a sua que fazem tudo valer a pena. Fico honrado em estar aqui no meio de tanta gente talentosa e que ama o que faz. Agradeço pelo carinho da sua amizade.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  9. Camilla Vittória disse...


    Excelente iniciativa da Imaculada Conceição em postar o belíssimo trabalho do Luciano Almeida.
    Lamentamos que o professor Luciano tenha saído da Escola Déborah, mas nos confortamos em saber que outros alunos, em sua nova escola, também irão se beneficiar.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  10. Encanta-me com toda expressão artística, pela qual apaixono-me mais a cada minuto... e por trás dela, as mãos talentosas...é uma diversidade de dons que se misturam a um toque personalizado fantástico...Sou professora regente de fundamental I e busco proporcionar, aos alunos, o contato com todas elas para que possa despertar neles, a sensibilidade, um "olhar" ao redor, o gosto por aprender...E esse trabalho abordando figuras tridimensionais é sensacional!!!! Talvez eu conseguisse, junto aos alunos, tentar se aproximar de tal obra, mas não teria a magia das mãos do seu idealizador... É uma ideia a ser pensada para as aulas de matemática. Parabéns, prof. Luciano Almeida!!!

    ResponderExcluir