sexta-feira, 16 de maio de 2014

Aprendendo com Arte

Edital projeto 

Seleção 2014/2015
www.fundacaovw.com.br                 

Aprendendo com Arte

 
Compartilhando saberes e promovendo a valorização da cultura democrática


O que é?

O projeto Aprendendo com Arte será elaborado considerando o PCN – Parâmetro Curricular Nacional em Arte, Guia de Tecnologia do MEC e articulado à proposta triangular que associa o fazer, a leitura e sua contextualização. Tem como objetivo proporcionar aos professores de Arte e aos alunos de escolas públicas a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos em arte.


Quais os Objetivos?

• Capacitar os professores de Arte para a compreensão dos potenciais educativos dos espaços culturais.

• Auxiliar na compreensão aprofundada do papel da arte e da cultura como recursos educativos sócio-inclusivos.

• Ampliar a percepção dos educadores nas associações entre educação formal e não formal e disseminar o prazer da visitação e frequência a instituições culturais, de forma a desenvolver a consciência crítica e a cidadania.

• Produzir e distribuir materiais diversificados.

Para quem?

•  120 educadores do ensino fundamental - Gestor de Escola, Professor de Arte e Coordenador Pedagógico.

Um comentário:

  1. Encanta-me toda expressão artística!!!! E algumas estão aqui no blog!!! E, particularmente, ao longo dos 20 anos em sala de aula como professora regente do ensino fundamental I, pude perceber os efeitos de uma literatura, um trabalho manual (geografia, ciências, matemática, etc.) ou, simplesmente, uma apreciação, estimulados e inseridos significativamente, no cotidiano da sala de aula... É preocupante deparar-se, nas escolas, com professores de artes que se especializam ou se identificam com apenas uma área da disciplina, se dedicando somente a ela...isso quer dizer que, professores das artes que se identificam com as cênicas ou música não exploram as artes plásticas ou vice versa...o que muitas vezes, impede o desenvolvimento de certas habilidades...São considerações apresentadas por meio das observações e depoimentos dos próprios. Seria, então, necessário investigar e apurar um meio de se utilizar, nessas áreas, de atividades que desenvolvam certos aspectos cognitivos como limites de espaço, motricidade ( não observados) e, o mais essencial, a oportunidade de contato com todas as formas artísticas, já que as escolas estão compostas por uma variedade de possíveis talentos, não apenas atuação, pura e simplesmente....Como professora dos anos iniciais, procuro oferecer com mesma intensidade todas as áreas de conhecimento do nível, assim como as artes, buscando aperfeiçoar-me ...mesmo que não me identifique com algumas. O blog é um exemplo de estímulo e percebe-se através das várias manifestações apresentadas nas postagens. Algumas delas, como das figuras tridimensionais servem como suporte para o trabalho nas aulas de matemática. Parabéns a todos os envolvidos no conexão das Artes!!!

    ResponderExcluir