quinta-feira, 16 de julho de 2015


Possibilidades no ensino da arte complementares ou excludentes? 
Sylvia Bojunga 
Ao preparar planos de ensino e conceber projetos educativos nas diferentes linguagens artísticas, os professores de arte deparam-se com a necessidade de fazer escolhas. Diante da multiplicidade de tendências pedagógicas no campo do ensino das artes, que convergem conceitos e elementos constitutivos dessa área de conhecimento, que caminho escolher? Que pressupostos teóricos, metodológicos e político-pedagógicos estariam mais sintonizados com a contemporaneidade e a realidade escolar? Nesse cenário, fazemos a seguinte provocação: a abordagem triangular e a cultura visual se excluem?
Com a palavra, os especialistas que convidamos para expor seus pontos de vista e nosso convite para que você publique também seus comentários sobre este tema.
 
FERNANDO HERNÁNDEZ-HERNÁNDEZ
Professor da Unidade de Pedagogias Culturais da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona, Espanha, é coordenador da Pós-graduação em Artes e Educação.
“Nada começa do zero:
as tendências em ensino da arte
se entrecruzam e transitam
por espaços de diálogo.”
 
(veja mais no site do Arte na Escola, Boletim 76)

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