sexta-feira, 22 de abril de 2011

“Don Quixote nas bodas de Comacho” UFRJ





“Don Quixote nas bodas de Comacho” abre temporada de ópera na Universidade (Escola de Música / UFRJ)



Escrito por Maria Celina Machado
Material extraído do site da Escola de Música da UFRJ (*1
)



“Don Quixote nas bodas de Comacho”, do compositor barroco alemão George Philipp Telemann (1681-1767), foi a escolhida para inaugurar a “Ópera na UFRJ” em 2011. Já estão confirmadas quatro récitas no Salão Leopoldo Miguez, nos dias 12, 13, 14 e 15 de maio e outra no auditório do Centro de Tecnologia do Fundão, em 18 de maio. Em 02 de junho, será a vez de Niterói, e no dia 16, o projeto chega a Petrópolis, ampliando, este ano, a itinerância. Ainda estão previstas apresentações na UERJ e em Campos.

Os professores Marcelo Fagerlande, da EM, e José Henrique Moreira, do curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação (ECO), serão responsáveis pela direção musical e cênica, respectivamente. Com participação da Orquestra Sinfônica da UFRJ, a ópera contará também com o próprio Fagerlande e com Clara Albuquerque nos cravos, Bruno Correia na tiorba, Guilherme Barroso no alaúde e Eduardo Antonello na viola de gamba. “A música é linda e de fácil absorção pelo público”, comenta Fagerlande. “Don Quixote e Sancho Pança são testemunhas de uma história de amor entre pastores. É um episódio muito leve”, reforça José Henrique, acrescentando que, com um ato, a apresentação terá duração de uma hora, o que é “um tempo bom, adequado ao trabalho”.

O diretor artístico da Escola, Eduardo Biato, salienta que, mais uma vez, a iniciativa congrega alunos, professores e funcionários de três unidades. No elenco, há estudantes da Escola de Música e também da Comunicação. Estarão em cena 15 cantores, sendo sete solistas e oito no coro, e também seis atores, alunos do Curso de Direção Teatral. Os solistas são: Fernando Alves, Don Quixote; Leandro Costa, Sancho Panza; Andre Luiz de Souza, Basilio; Paola Soneghetti, Quitéria; Julia Anjos, Grisóstomo; Bruno dos Anjos Pimentel, Pedrillo e Luan Goes, Comacho. Os cenários e figurinos, preparados pela Escola de Belas Artes (EBA), já estão “bem adiantados”, avisa José Henrique. A coreografia será da ECO, que também participa da produção, juntamente com funcionários da EM. Considerada uma das mais bem sucedidas experiências de ensino e extensão, é um trabalho “da Universidade” em todos os sentidos, ressalta José Henrique (leia mais em...).


Sinopse da Ópera

A história se passa em uma aldeia. Enquanto percorrem a estrada, Don Quixote e Sancho Panza discutem sobre os valores de um verdadeiro herói e recordam suas aventuras. Um grupo de pastores se aproxima e Quixote já vislumbra uma nova aventura. Dois jovens, Pedrillo e Grisóstomo, se apresentam e contam aos viajantes o casamento entre o rico Comacho e a bela Quitéria. Don Quixote retruca dizendo que nenhuma mulher pode ser mais bela do que sua Dulcineia e se dispõe a enfrentar aquele que discordar. Os pastores, então, perguntam quem são os dois viajantes e ouvem: o fidalgo cavaleiro Don Quixote de la Mancha com seu fiel cavalo Rocinante e Sancho Panza e seu burrico Gris.

Grisóstomo, então, se lembra que, enquanto todos estão em festa e alegres, há alguém que sofre com o casamento. Diz tratar-se de Basílio, que ama Quitéria desde criança. Esta, por sua vez, casará com Comacho por sua riqueza (leia mais...).




NOTA:

(1) Escola de Música da UFRJ:
http://www.musica.ufrj.br/




Postado por: Imaculada Conceição M. Marins

Nenhum comentário:

Postar um comentário