sexta-feira, 22 de abril de 2011

6 MILHÕES DE OUTROS: VÍDEO-EXPOSIÇÃO




6 bilhões de Outros: vídeo-exposição chega a São Paulo


Novo projeto do fotógrafo e cineasta Yann Arthus Bertrand expõe, no MASP, vídeos com depoimentos de pessoas de todo o mundo sobre questões da vida, incluindo as mudanças climáticas


Marina Franco - Edição: Mônica Nunes
Planeta Sustentável
(*1)



O fotótgrafo e ambientalista francês Yann Arthus Bertrand ficou conhecido por clicar imagens aéreas de diversos locais do planeta, como o Porto de Mopti (Mali) ou o manguezal em forma de coração na Nova Caledônia, ambas reunidas no livro A Terra Vista do Alto e abordadas no documentário Nosso Planeta, Nossa Casa, de 2009. Se sempre quis mostrar a Terra em imagens panorâmicas, em seu novo projeto - 6 bilhões de Outros* - Bertrand focou na intimidade das pessoas.

O fotógrafo, com apoio de sua fundação GoodPlanet*, idealizou o novo projeto para o qual, durante cinco anos, repórteres filmaram depoimentos de mais de cinco mil pessoas em 78 países sobre questões como felicidade, amor, medos, sofrimentos ou o sentido que dão à vida. As mudanças climáticas, percebidas nos quatro cantos do mundo, também estão presentes no filme. Pessoas de culturas, crenças, ocupações e etnias diferentes, como um agricultor afegão, um pescador brasileiro ou uma lojista chinesa, responderam a mais de quarenta perguntas. As entrevistas contaram com a seleção e edição dos cineastas Sibylle d’Orgeval e Baptiste Rouget-Luchaire.

O resultado desses registros já foi visto por mais de 3,5 milhões de pessoas nos últimos dois anos. 6 bilhões de Outros foi exibido em países da Europa e Ásia e, agora, chega ao Brasil. A mostra foi inaugurada ontem, apenas para convidados, no MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, onde fica até o dia 10 de julho. Com o objetivo de criar um clima intimista e provocar reflexão e emoção, os vídeos são exibidos em oito tendas inspiradas nas habitações dos nômades mongóis.

Os entrevistados se dirigem para a câmara, sem intervenção dos repórteres, e parecem conversar diretamente com os expectadores. Cria-se, assim, um laço de intimidade e identificação humana. “Esse projeto serve para identificarmos o que acontece com a humanidade no mundo todo”, afirma uma senhora de Madagascar, entrevistada pelo projeto.

Assista a alguns depoimentos no trailler, abaixo:




Em outras duas salas, os visitantes também podem assistir a um making of da exposição... leia mais...




NOTAS:


(2) Site do projeto: 6 Milhões de Outros: http://www.6milliardsdautres.org/

(3) Veja ainda: GoodPlanet.org http://www.goodplanet.org/



Postado por: Imaculada Conceição M. Marins

Nenhum comentário:

Postar um comentário