domingo, 9 de outubro de 2011

PROGRAMAÇÃO EAV DO PARQUE LAGE



ESCOLA DE ARTES VISUAIS DO PARQUE LAGE

PALESTRAS

Coleção Fórum Permanente
19 de outubro, 19h, Salão Nobre

Lançamento da coleção de publicações, seguido de mesa redonda com a participação de Anna Bella Geiger, Ana Maria Tavares, Glória Ferreira, Maria Tornaghi e Ricardo Basbaum.

Curadoria de Martin Grossmann
Mediação Claudia Saldanha


Programa Aprofundamento - Debates e Palestras
22 de outubro, 16h, Salão Nobre

Encontro com Brígida Baltar

O encontro integra a programação de debates e palestras do Programa Aprofundamento. Coordenado por Anna Bella Geiger, o programa conta com a participação dos professores Fernando Cocchiarale e João Modé, e Pedro França, como organizador e mediador dos encontros.


CINE LAGE

21 de outubro, 20h | Salão Nobre

Exibição mensal de vídeos e filmes programados por convidados.

Especial Antonio Manuel

Curadoria Ronald Duarte

Um dos filmes da programação, Anônimo e incomum, de Rogério Sganzerla, discute a posição do artista no mundo contemporâneo, implícita na poética de Antonio Manuel. Sua performance Corpobra, em que desce nu as escadarias do MAM, em 1970, assim como seus trabalhos com páginas de jornais sugerem um papel transformador da arte e uma postura radical do artista na sociedade.

Fazem parte da programação os seguintes curtas: Ocupações/Descobrimentos - 1998, Anônimo e Incomum - 1990, fantasma - 1994, Sucessão de Fatos - 2003 e Arte Hoje - 1976.

Na ocasião será lançado o nº22 da Revista Arte & Ensaios e haverá uma conversa com Antonio Manuel, entrevistado pela Revista e autor da capa desta edição.

A revista Arte & Ensaios é organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da EBA/UFRJ e tem se destacado pela publicação de textos relevantes para o campo das artes visuais, contando com a colaboração de autores nacionais e estrangeiros.

ABERTURA DE EXPOSIÇÕES

MODELO VIVO
21 de outubro, 19h | Galerias 1 e 2
Professor e curador: Gianguido Bonfanti
Para essa exposição de alunos do curso de Modelo Vivo, o critério de escolha dos cinco nomes foi a passagem do período de aprendizado e domínio do desenho para o início de pesquisa de uma linguagem pessoal. Participam: Franklin Teredo, Gustavo Alves da Silva, Michael Sasso, Paulo Vieira e Rodrigo Heleno Vergueira. Saiba mais

Matriz_Digital_Urbano
21 de outubro, 19h | Galeria EAV
Professora e curadora: Tina Velho
Os trabalhos apresentados são resultado das propostas realizadas durante o curso "Matriz Digital". O mapa de bits foi a base para a investigação e o desenvolvimento de idéias sobre o movimento, a comutação e a interatividade. Participam: Aline Besouro, Bernardo Marques, Cadu Lacerda, Dalva Boleira, Felipe Felizardo, Grasi Femasky, José Fernando, Márcia Rommes, Lúcia Dias, Renato Leme Lopes, Thiago Antonio e Tom Ferr. Saiba mais
Afinal, o que há por trás da coisa corporal?
21, 22, 23, 27, 28 e 30 de outubro | Cavalariças

Ana Vitória
Neste trabalho, Ana Vitória realiza uma trajetória inspirada em seu diálogo com Lygia Clark, produzindo uma dimensão estética em que forma e matéria tornam-se operadores para a desconstrução do lugar comum. Saiba mais
Quinta e sextas-feiras, às 20h
Sábado e domingos, às 17h

EVENTOS

Ciclo Arte Sonora - Sala Cecília Meireles
15 e 16 de outubro, 19h | Pátio da Piscina

Dia 15
Le Soleil Même Pleut é um teatro musical com texto autobiográfico de Françoise Berlanger sobre a impotência perante a morte, a dor, a perda e a distância. O monólogo é acompanhado pela partitura original de Bo Van Der Werf executada pelo Octurn Ensemble. Além disso, o projeto envolve o trabalho do artista plástico Marcel Berlanger, responsável pela cenografia do espetáculo.

Dia 16
Octurn Ensemble é um grupo de jazz contemporâneo que há mais de uma década vem desenhando sua paisagem sonora através de abordagens diversas, mantendo, ao mesmo tempo, a originalidade e o espírito de pesquisa. Serão executadas obras de Fabian Fiorini, Jozef Dumoulin, Gilbert Nouno and Bo van der Werf.

CURSOS

Inscrições abertas

Arte: reflexão e atitude
Anna Bella Geiger e Fernando Cocchiarale
Curso sobre a arte e sua prática, localizada entre a reflexão e o fazer, entre o pensamento e a ação artística. No início de cada mês são levantadas questões para reflexão sobre tópicos da arte contemporânea e sua relação com a filosofia. Num segundo momento, os trabalhos realizados pelos alunos são comentados e avaliados pelos professores.
5ª feira | 19h30 - 22h30 | Até 24 nov

A cidade sonora - Interferências urbanas, som e território
Romano
Conhecer a cidade sonora é perceber através dos seus ruídos e silêncios os territórios que a formam e seus agentes. Interferir sobre ela é tornar-se ativo nessa discussão deflagrando através das interferências sonoras, questões que estavam invisíveis, criando assim outros territórios na cidade.
Sábados | 10h - 13h | Até 26 nov


Workshop: o processo criativo - pensamento criativo e conceitualização
Charles Watson
O workshop consiste em três módulos complementares, porém autônomos. Cada módulo contém uma série de palestras provocativas ministradas em regime intensivo. Ilustradas com textos, vídeos e exercícios, e usando fontes das mais diversas disciplinas, as palestras demonstram que a semelhança entre as dinâmicas criativas supera a diferença entre as linguagens. Destinado a grupos multidisciplinares, incluindo empresários, publicitários, arquitetos, designers, e aqueles que se interessam pelo processo de inovação e para quem a geração de novas ideias se tornou fundamental.
Módulo III: Visualização
6ª feira: 19h - 22h | Sáb e Dom: 10h - 15h | 21, 22 e 23 out

EAV INDICA

Ronald Duarte
Curadoria Fernando Cocchiarale
Abertura 19 de outubro, 19h
Até 4 de dezembro
Galeria Laura Alvim


Valérie Belin
Curadoria de Evangelina Seiler e Adon Peres
Até 6 de novembro
Casa França-Brasil

João Modé
Até 26 de novembro
A Gentil Carioca

OBJETOS EXTREMOS
Icléa Goldberg
Até 6 de novembro
Galeria Anna Maria Niemeyer

ADJETOS
Alexandre Dacosta
Até 15 de novembro
Museu da República / Galeria do Lago

RELEVOS TRANSITÓRIOS
Cristina Bahiense
Até 27 de novembro
Centro Cultural da Justiça Federal

EAV do Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414
Jardim Botânico
Rio de Janeiro - RJ
eav@eav.rj.gov.br
Tel 21 3257 1800
Fax 21 3257 1822

Imagens: pesquisa Google


Informações enviadas por:

Jacqueline Mac-Dowell

Arte Educadora

SMERJ-CT Artes Visuais


Postado por Imaculada Conceição M. Marins

Nenhum comentário:

Postar um comentário