sábado, 7 de abril de 2012

Cineclube nas Escolas - Produção Audiovisual/ Professores


O CARA



Vídeo realizado na oficina para professores da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro: Curso "Módulo Avançado 2 - Produção Audiovisual".


Durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 2011, a Gerência de Mídia Educação da SME-RJ promoveu o curso Módulo Avançado 2 - Produção Audiovisual, no Centro de Arte Calouste Gulbenkian, para professores da rede, cujas escolas participam do Projeto Cineclube nas Escolas, com abertura para os professores que, embora ainda não participantes do Projeto Cineclube, haviam enviado vídeos produzidos por seus alunos para o I Festival Audiovisual da SME-RJ.


MOMENTOS...

ESTUDOS, CRIAÇÃO, PRODUÇÃO, EDIÇÃO DE VÍDEOS




APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DO CURSO(*)
"Através de aulas expositivas e dialogadas e exercícios práticos, a proposta visa dar conhecimento introdutório da linguagem audiovisual com o objetivo de permitir aos 30 professores da Rede Pública Municipal de Ensino, envolvidos na iniciativa, a utilização dessa ferramenta no processo de ensino aprendizagem, enriquecendo sua vivência em sala de aula e nos cineclubes.
É premissa do curso a utilização de equipamentos e ferramentas acessíveis ao público do projeto, com intuito de tornar viáveis as vivências em audiovisual dos participantes após o término do projeto e como fator facilitador do emprego e da multiplicação do conhecimento adquirido no decorrer das aulas, quer seja entre professores e alunos, ou entre os professores e seus pares no decorrer do ano letivo.
Neste projeto, a coordenação do curso irá trazer como exercício principal um roteiro pré-elaborado especialmente para adaptar-se à carga horária proposta, que será debatido e pormenorizado no ambiente do curso. Após a etapa inicial de investigação do roteiro proposto e da exposição das principais técnicas para a elaboração de um roteiro e realização de uma gravação, a turma será dividida em três grupos para que os exercícios práticos sejam aproveitados em seu melhor potencial.
Durante as aulas com prática em equipamentos, serão apresentados equipamentos domésticos de gravação e edição trazidos pelo curso, bem como pelos participantes, sejam eles filmadoras amadoras, aparelhos celulares com câmera e câmeras fotográficas com funções de gravação. Estão previstos na proposta três computadores simples com programas de edição de imagem standard, como, por exemplo, o Windows editor, presente na configuração básica dos computadores que operam com plataforma Windows de uso doméstico.
A divisão dos grupos que trabalharão um roteiro comum irá permitir, ao final da jornada, um exercício interessante de comparação interpretativa para o debate final. Dado que cada grupo irá trabalhar os detalhes da realização do vídeo em separado, é natural que cada um deles, baseado na sua própria bagagem cultural e social, elabore um produto final cuja linguagem empregada será diversa dos demais. Parte-se então de uma mesma ideia para chegar-se a três projetos de vídeo diferentes entre si.
Dado o foco no Projeto Cineclube, estenderemos o debate, após a conclusão dos vídeos, aos meios de difusão disponíveis atualmente, incluindo na grade do curso as etapas de preparação, produção, edição e difusão de um produto audiovisual de cunho cultural."
(*) Informações enviadas por e-mail por Adelaíde Léo (Gerência de Mídia Educação/SME-RJ-2011)

MOMENTOS (CONTINUAÇÃO)






























Vejam ainda:

(1) Conexão das Artes SME-RJ: "Cineclube nas Escolas: Projeto Audiovisual da Rede": http://conexaodasartes-sme-rj.blogspot.com.br/2012/01/cineclube-nas-escolas-do-rio.html

(2) Rioeduca Net: "Conexão das Artes: a arte de nossos alunos e professores": http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1634

(3) Conexão das Artes SME-RJ: "Projeto Cineclube nas Escolas": http://conexaodasartes-sme-rj.blogspot.com.br/2011/07/projeto-cineclube-nas-escolas.html

(4) Conexão das Artes SME-RJ: "Cineclube na E.M. Conjunto Praia da Bandeira": http://conexaodasartes-sme-rj.blogspot.com.br/2012/03/cineclube-na-em-conjunto-da-praia-da.html


Postado por Imaculada Conceição Manhães Marins
Fotos: Imaculada Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário