segunda-feira, 2 de julho de 2012

VOCÊ SABE O QUE É "ECO ART"?



NOTA: Olá, colegas professores de Artes! Repassando e-mail de Jacqueline Mac-Dowell sobre o material de apoio didático para arte-educadores, do Instituto Arte na Escola. As imagens foram retiradas do site indicado (ECO ART - Projeto de Arte Ecologia). Abraços! Imaculada Conceição


Enviado por Mac-Dowell - via e-mail*(1 de Julho de 2012):

PROFESSOR, VEJA QUE TRABALHO PRIMOROSO QUE PODE SER USADO EM NOSSAS AULAS! 




Por ocasião da Rio + 20, o Instituto Arte na Escola lançou no dia 24 de junho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o material educacional ECO ART. O evento, realizado em parceria com a Orquestra Sinfônica Brasileira, contou com a presença da Secretária Municipal de Educação Claudia Costin. Como parte do lançamento houve uma exposição de gravuras que compõem a coleção Eco Art - com artistas como Beatriz Milhazes, Tomie Ohtake, Antonio Henrique Amaral, Daniel Senise e Siron Franco - e um concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem. 


O material educacional Eco Art reúne proposições didáticas que, a partir da leitura de imagem, possibilitam o diálogo entre o discurso poético proferido pelas obras da Coleção Eco Art e Ecologia. Efeito estufa, Agressões contra o Meio Ambiente, Caça predatória, Mercado de Carbono e Protocolo de Kyoto são temas propostos de forma que o professor possa trabalhar o conhecimento como ele se apresenta hoje no mundo: transdisciplinar.


O Instituto Arte na Escola desenvolveu esse material a partir de 25 telas de uma coleção encomendada pelo Grupo Bozano a artistas das Américas para uma mostra que ocorreu durante a Eco 92, e que posteriormente foram convertidas em serigrafias. Essas gravuras foram doadas a 55 Museus e Casas de Cultura em todo o Brasil. 


O Eco Art foi criado com o objetivo de transpor as fronteiras da arte e adentrar os campos da Ecologia, das Ciências Ambientais levando o professor a investigar com seus alunos os vários planos de entendimento que uma obra de arte pode ensejar. Você pode acessar o Eco Art no endereço www.artenaescola.org.br/ecoart. Esperamos que este seja mais um importante recurso na formação continuada de professores e na ampliação das possibilidades do ensino da Arte. Para nós é muito importante que você professor faça uso deste novo material e nos envie as suas impressões e possibilidades de uso. 

 Jacqueline Mac-Dowell Arte Educadora 
 SMERJ-CT Artes Visuais IHA - Equipe Artes 
 (*)jacmcdowel@terra.com.br 

Postado por: Imaculada Conceição M. Marins

Um comentário: