quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Anima Mundi / Anima Escola: Curso para professores da rede (SME-RJ)


Repassando...
(e-mail que recebi de Luciana Bessa, da Mídia Educação/SME-RJ, Projeto Cineclube nas Escolas)

Prezados Professores,

O Projeto Cineclube nas Escolas informa ...
Ainda há vagas no curso de Introdução à Animação oferecido pela equipe do Anima Escola.

(*)PRÉ REQUISITO: Para se inscrever, o professor tem que ter feito o 
Curso de Introdução à Animação.


EMENTA DOS CURSO: Introdução teórica à linguagem da animação: a história do desenvolvimento da ilusão do movimento e os seus fundamentos. Os aparelhos de ilusão de movimento. Os princípios da animação: movimento constante, aceleração, antecipação, deformação, metamorfose. Criação de personagens e movimentos básicos: caminhada e expressão facial. As alternativas técnicas existentes para a captura, edição e sonorização de filmes de animação e, em especial, o sistema MUAN, software desenvolvido especialmente para o Anima Escola.

CARGA-HORÁRIA: 30 horas aula

TURMAS:

Turma 2:
Datas: sábados - 15/9; 22/9; 29/9; 6/10; 20/10; 27/10; 10/11.
Horário: 13h às 17h30
Local: sala de cursos Anima Mundi – Rua Elvira Machado, 05 - Botafogo

Turma 3:
Datas: segundas e quartas - 24/9; 26/9; 1/10; 3/10; 8/10; 10/10; 17/10; 22/10; 24/10; 29/10
Horário: 18h às 21h.
Local: sala de cursos Anima Mundi – Rua Elvira Machado, 05 - Botafogo


INSCRIÇÕES: até o dia 14 de setembro!

Para se inscrever basta enviar um e-mail para escola@animamundi.com.br 
com as seguintes informações:
1.       nome completo
2.       matrícula
3.       cargo/função
4.       escola onde atua (com nome e designação)
5.       número da turma de preferência
6.       e-mail e telefone de contato


NOTAS:
Imagens: pesquisa Google
Site: http://www.animamundi.com.br/pt/anima-escola/

Mais informações sobre o curso ou sobre o Projeto Cineclube nas Escolas: e-mail: smemidia@rioeduca.net

[*] No início do ano,  aconteceu um encontro na Universidade Estácio de Sá (campus Nova América) para lançar o curso Anima Escola 2012, que é estruturado em etapas. A 1a. fase: apresentar aos professores as possibilidades e história da animação (carga horária de 16h, ou seja, 2 dias). 2a. etapa: foi oferecida uma oficina para os professores que compareceram integralmente a 1a. fase com seus alunos (carga horária de 4 horas e as crianças puderam passar pelas experiências de produzir coletivamente animações com massinhas, recorte colagem e pixilation). Agora, estamos na 3a. fase do curso, voltada em especial para os professores que fizeram as etapas anteriores, mesmo que em outros anos. Excepcionalmente, como ainda há vagas, o professor da rede que já trabalha com animação pode se inscrever no curso.


Postado por: Imaculada Conceição M. Marins

3 comentários:

  1. Não entendi. O curso é de introdução e pede pré requisito?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Djalmamt!

    Eu reproduzi aqui o e-mail que recebi da Luciana Bessa, do setor de Mídia Educação da SME-RJ, responsável atual pelo projeto Cineclube nas Escolas (uma vez que minha escola começou a participar este ano do projeto). Nas notas, eu coloquei o e-mail de contato (smemidia@rioeduca.net) e você pode escrever e tirar suas dúvidas. Repassei essas informações aqui, porque acho um curso bem legal para os professores de artes participarem, embora este curso não seja restrito aos professores de artes (e sim para professores da rede da PCRJ/SME-RJ). Eu fiz este curso do Anima Escola há uns anos e gostei muito mesmo, excelente! Sim, trata-se de um curso introdutório de animação, mas tem várias etapas (e o e-mail dá a entender que já aconteceu uma primeira etapa). De qualquer modo, eu vou enviar o link desta postagem para a Luciana Bessa para que ela possa acrescentar mais informações e esclarecer as dúvidas.

    Um abraço"

    Profª Imaculada Conceição M. Marins

    ResponderExcluir
  3. Djalmamt, repassando, a pedido, a resposta que Luciana Bessa enviou (ela não conseguiu responder por aqui). Inclusive, vou acrescentar nas notas essas informações para esclarecer a outros professores com a mesma dúvida...

    "Olá Djalma!
    No início do ano, realizamos um encontro na Universidade Estácio de Sá (campus Nova América) para lançar o curso Anima Escola 2012 e explicar justamente que ele é estruturado em etapas.
    A 1a. fase foi para apresentar aos professores as possibilidades e história da animação.
    Ela teve carga horária de 16h, ou seja, 2 dias.
    Na 2a. etapa, foi oferecida uma oficina para os professores que compareceram integralmente a 1a. fase com seus alunos. A oficina teve carga horária de 4 horas e as crianças puderam passar pelas experiências d e produzir coletivamente animações com massinhas, recorte colagem e pixilation.
    Agora, estamos na 3a. fase do curso, voltada apenas para os professores que fizeram as etapas anteiores, mesmo que em outros anos.
    É o curso de introdução a animação.
    Se você tem experiência com essa linguagem e deseja participar, pode se inscrever.
    Temos aberto exceções para aqueles professores que, embora não tenham passado pelas etapas anteiores, já fazem uso da animação. Isso porque ainda temos vagas nas turmas.
    abs
    Luciana Bessa"

    ResponderExcluir