terça-feira, 23 de outubro de 2012

"SALVE A FLORESTA!": EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DA ARTE V


Olá, colegas arte-educadores! O professor Jabim Nunes de Souza, do Núcleo de Arte Grande Otelo/6ªCRE-RJ, enviou-me por e-mail um material muito interessante e inspirador para nós, que lecionamos arte na escola, e por isso eu compartilho aqui com vocês.

É sobre o trabalho que ele realizou este ano em sua oficina itinerante do Núcleo de Arte, que aconteceu na E.M. Alziro Zarur/6ªCRE-RJ.

Algumas das obras realizadas por seus alunos foram selecionadas para participar da II Mostra Extensividade SME-RJ 2012, que acontecerá no dia 24 de outubro, no saguão do Teatro Carlos Gomes, no Centro do Rio.

O texto a seguir é de autoria do próprio professor Jabim. E as fotos são dos professores Jabim Nunes e Simone Pereira.


Estudos para as obras "árvores"


PROJETO: SALVE A FLORESTA!

 Por Jabim Nunes de Souza

Durante a oficina, buscamos proporcionar vivências significativas em arte, conduzimos a criação, valorização e a articulação do fazer e o conhecer para que realizassem suas produções , articulando a percepção, a imaginação, a emoção, bem como a investigação, a sensibilidade e a reflexão.


Chamado de Rio+20, o encontro que marcou o vigésimo aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, ocorrido na capital carioca em 1992.

Preocupados em equilibrar a relação do ser humano com o meio ambiente, diminuindo as graves consequências que a exploração dos recursos naturais pela sociedade vem causando ao planeta terra, como o aquecimento global, a poluição dos rios, provocados pelo desmatamento de grandes áreas de florestas.


Nas últimas décadas, alguns artistas engajaram-se nessas questões, buscam, por meio de seus trabalhos, chamar a atenção da sociedade para os riscos da destruição da natureza.

Nós da Oficina de Pintura/Escultura do Núcleo de Arte Grande Otelo-6ª CRE, aproveitamos o tema, para aproximar a arte com a natureza. A partir das exibições de fotografias e vídeos,nossos alunos conheceram Frans Krajcberg o polonês, radicalizado Brasileiro engajado na causa da preservação da natureza.


Durante as aulas perceberam que o desenho: é a arte de criar formas por meio de linhas ou traços sobre uma superfície bidimensional, normalmente tendo como suporte o papel e escultura, é a arte de representar algo em três dimensões; largura, altura e profundidade. Viram que os materiais utilizados para realizar esculturas poderiam ser diversos, tais como; metal, mármore, argila, madeira, sucata, pedras, plásticos, resina.


Foram propostos estudos de árvores a partir de desenhos. Descobriram várias possibilidades de esculpirem, em uma diversidade de materiais, escolhendo como elemento principal, o arame, por ser um material de bastante flexibilidade e que, quanto mais fino, mais fácil de manuseá-lo. Durante o momento de criação, alguns utilizaram até mesmo galhos secos, na composição de suas obra e para copa das árvores, aplicaram sacolas de mercado nas suas mais variadas cores e, com ajuda de um aquecedor elétrico, fizemos o derretimento das sacolas, obedecendo as cores dos projetos originais criados por eles,reaproveitaram recipientes plásticos para base das árvores, como vasilhame de cloro, desinfetante e amaciante.

Prof. Jabim Nunes e seus alunos da E.M. Alziro Zarur

Para nossa surpresa e alegria, eles ficaram muito entusiasmados! Pesquisaram, criaram e deram formas ao tema! O resultado está aí! Para vocês apreciarem!

Jabim Nunes de Souza



NOTAS:
(1) Postagens afins: Experiência no Ensino da Arte II: http://conexaodasartes-sme-rj.blogspot.com.br/2011/02/experiencias-no-ensino-da-arte-ii.html e Núcleo de Arte 6ªCRE-RJ: Nova Sede: http://conexaodasartes-sme-rj.blogspot.com.br/2012/04/nucleo-de-arte-da-6cre-em-nova-sede.html
(2) Blog do Núcleo de Arte Grande Otelo 6ªCRE-RJ: http://nucleodeartegrandeotelo.blogspot.com.br/
(3) Página da E.M. Alziro Zarur no Facebook: https://www.facebook.com/escolamunicipalalziro.zarur
(4) Blog da E.M. Alziro Zarur: http://alzirozarurnarede.blogspot.com.br/2012/10/maratona-de-historias.html?spref=fb

Postado por Imaculada Conceição Manhães Marins

Nenhum comentário:

Postar um comentário