sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Mostra Olhos Negros: Só Até Este Sábado! Não Percam!


"Quero sinceramente levar meu irmão negro ou branco a sacudir energicamente
 o lamentável uniforme tecido durante séculos de incompreensão" (Frantz Fanon)


Só até este sábado, 1/12/2012, a Mostra Olhos Negros: o Cinema Negro Feito por Cineastas de Qualquer Etnia. Não percam!

Acontecendo agora!
(sexta-feira, 30/11/2012)

"Dois cineastas que servem de referência para as novas gerações, pela coragem de dirigir longas-metragens sobre a questão racial numa época em que isso era tabu, principalmente porque feitos pelo olhar de homens negros. WALDIR ONOFRE em 1975, com Aventuras Amorosas de um Padeiro, e ANTONIO PITANGA em 1978, com Na Boca do Mundo. Filmes que foram sucessos de bilheteria por serem populares, mas que navegaram contra as marés do mercado que exigia filmes fáceis e de títulos de duplo sentido. Criaram obras únicas, singelas, que são parte da História do Cinema Brasileiro. Que ultrapassam os obstáculos de seu tempo e mergulham na incompreensão histórica (e velada) entre as etnias, persistente até os dias de hoje. Provocaram na sociedade ainda mais racista e elitista da década de 1970 alvoroço e reflexão. Seus amigos, membros das equipes e elencos, e familiares aqui estarão, na MOSTRA OLHOS NEGROS IV, para prestigiar estes dois pioneiros" [texto extraído da página do evento no Facebook, cliquem aqui].

AMANHÃ, NO ENCERRAMENTO DA MOSTRA (01/12/2012)
às 14:00h: Homenagens a convidados especiais;
às 15:00: Os curtas, 10 CENTAVOS, de César Fernando de Oliveira, 19 min (Livre) e APOCALIPSE NO ALEMÃO, de Alberto Dias, 6 min (Livre);
às 16:00: CAPITÃES DA AREIA, de Cecilia Amado e Guy Gonçalves, 90 min (14 Anos); Debate com os diretores;
às 17:00 (Sala 2): NEGUINHO E KIKA de Luciano Vidigal, 18 min (14 Anos);
às 18:00: SENHOR DO LABIRINTO, de Geraldo Motta e Gisella de Mello, 88 min, (14 Anos) .

Cartaz da programação de ontem, dia 29/11/2012


TEXTO DE APRESENTAÇÃO DA MOSTRA OLHOS NEGROS IV (cliquem aqui para ler o texto completo):

"[...] Na Mostra Olhos Negros IV em 2012, estão sendo trazidos mais filmes faróis para o campo da reflexão. [...]

Além de valorizar o debate após as exibições, e de exibir de forma eclética os bons filmes sobre a temática negra de quaisquer diretores, independentemente de sua cor de pele, em 2012, há tanto filmes que tiveram espaço nos cinemas comerciais quanto filmes que foram feitos por cineastas jovens nas comunidades.

Autores negros geraram ótimas obras audiovisuais, como "O Triste Fim de Policarpo Quaresma", escrita por Lima Barreto. Autores brancos geraram ótimas obras audiovisuais como "Xica da Silva" e "Ganga Zumba" (além de "Carlota Joaquina"), todos escritas por João Felício dos Santos. Frantz Fanon, um dos maiores pensadores do posicionamento dos negros frente aos brancos e vice-versa disse em seu livro "Pele Negra: Máscaras Brancas": "esta obra é um estudo clínico. Acredito que aqueles que com ela se identificarem terão dado um passo à frente. Quero sinceramente levar meu irmão negro ou branco a sacudir energicamente o lamentável uniforme tecido durante séculos de incompreensão". Fanon falou isso na década de 1960 quando Lula era um adolescente aqui no Brasil, e Barack Obama, um guri no Havaí. Mas parece que poucos professores e pais leram os livros de Fanon, e mesmo com uma Lei Federal obrigando a inclusão da cultura afrobrasileira no currículo escolar, pouco tem sido feito neste sentido.

O que aprendemos na Escola sobre os reis do Congo, as rainhas da Nigéria? O que nossos jovens de hoje em dia sabem da realeza e dos costumes da África? Da cultura Bantu e de tantas outras que influenciaram a nossa? Inclusive das culturas que influenciaram a cultura africana, lá, através dos vários séculos de invasões e colonizações que tentaram sufocar costumes e religiosidades tradicionais?

É nesta missão que a MOSTRA OLHOS NEGROS se inseriu. Assim como tem percebido que também há os que cometem equívocos, seja pelo racismo ou pelo auto-racismo de autores tanto como o branco e eugenista Monteiro Lobato, quanto o negro que não se aceitava negro, Machado de Assis. O debate ocorre após a exibição do filme que provoque a reflexão sobre determinado tema. 

Como nas demais edições, o Ponto de Cultura Cinema Brasil está oferecendo Apresentações Artísticas antes das sessões de abertura e encerramento e no dia de Zumbi.

Para encerrar, um pouco mais do Frantz Fanon: "Impossível ir ao cinema sem me encontrar. Espero por mim. No intervalo, antes do filme, espero por mim. Aqueles que estão diante de mim me olham, me espionam, me esperam [...] Ontem, abrindo os olhos ao mundo, vi o céu se contorcer de lado a lado. Quis me levantar, mas um silêncio sem vísceras atirou sobre mim suas asas paralisadas. Irresponsável, a cavalo entre o Nada e o Infinito, comecei a chorar". Salve o negro Fanon. Salve João Cândido, líder negro da Revolta que pôs fim à Chibata na Marinha Brasileira. Salve a luta ainda atual, constante e incansável dos irmãos brancos e negros, pela construção de um futuro de igualdade racial e compreensão. "


PONTO DE CULTURA CINEMA BRASIL MICROCINE CINEMABRASIL DE BONSUCESSO:
Av. Teixeira de Castro, 157, Bonsucesso, Rio de Janeiro. Telefone (21) 2290-4593

Facebook: http://facebook.com/microcinebonsucesso 
Twitter: http://twitter.com/microcine_br 
FANPAGE: http://facebook.com/mostraolhosnegros
EVENTO: http://facebook.com/events/266234520161475/
Vejam como chegar no site do Microcine Cinema Brasil: http://www.microcine.com.br/  e confirme já sua presença no telefone (21) 2290-4593 ou pelo e-mail da foto.



Postado por Imaculada conceição M. Marins

Nenhum comentário:

Postar um comentário