sábado, 8 de dezembro de 2012

Experiências no Ensino da Arte VII: África, um Continente a ser Desvendado: Cores, Formas e Estampas



Olá, colegas arte-educadores! Dando continuidade às postagens sobre as "experiências no ensino da arte" (ver tag "Experiências em Arte-educação"- clique aqui), apresento agora uma das belas e interessantes propostas de trabalho da professora de artes visuais de nossa rede, Luciana Lima, realizado na E.M. Comandante Arnaldo Varella, 6ªCRE-RJ, "Cores, Formas e Estampas da Africa", de acordo com o PPP da escola para o ano de 2012, "África: um Continente a ser Desvendado".


A professora Luciana contou ter iniciado este trabalho incentivando seus alunos a pesquisarem o tema na internet, livros e revistas.

A próxima etapa consistiu na pesquisa de imagens de paisagens, estampas de animais e outros motivos referentes à cultura africana.

Uma vez escolhidas as imagens a serem trabalhadas, os alunos as desenharam e pintaram com tinta guache, primeiro em cartolina, depois em papelão de grandes dimensões. "Foi realizada uma campanha de doação de papelão", diz Luciana. "Solicitamos que fossem, de preferência, as embalagens de televisão e de geladeira, por serem bem grandes".

Além de composições livres, os alunos desenharam ainda silhuetas de animais da fauna africana, como leão, macaco, elefante, girafa, rinoceronte, entre outros, e, sobre estes recortes, colaram materiais diversos (papéis, ilustrações de revistas, panos etc.) com estampas africanas.

Pesquisaram ainda panos e papéis com motivos que imitavam peles de animais da região e com este material criaram cortinas etc.


A seguir, um vídeo da Festa Cultural realizada na escola E.M. Comandante Arnaldo Varella, no dia 14 de setembro de 2012, onde foram expostos os trabalhos e realizado um desfile de beleza negra.



Além de lecionar na E.M. Comandante Arnaldo Varella, a professora Luciana realiza oficinas no Núcleo de Arte Grande Otelo, 6ªCRE-RJ, cujo projeto deste ano, "Grande Otelo - Grandes Nomes", homenageou as obras dos artistas Romero Britto (cliquem aqui) e Mauricio de Sousa (cliquem aqui).

Na sequência, imagens do trabalho sobre a África enviadas pela professora Luciana Lima para serem aqui compartilhadas... Confiram!


Pintura à guache sobre papel

Silhuetas de animais recortadas no papelão com sobreposição de materiais diversos

Cortina feita de tecidos com estampas que imitam peles de animais da fauna africana

Guache sobre cartolina

Guache sobre cartolina

Guache sobre cartolina

Silhueta de animal recortada no papelão e colagem de estampa de pele

Silhueta de animal recortada no papelão e colagem de estampa

Guache sobre cartolina

Guache sobre cartolina

Silhueta de animal recortada no papelão e colagem de imagens

Desenho à guache sobre cartolina

Cestos de massa corrida forrados com tecido 
(estampas de peles de animais da fauna do continente africano)

NOTA: 
Visitem os blogs onde a professora Luciana Lima posta sobre o seu trabalho e conheçam suas outras propostas em arte-educação:
E.M. Comandante Arnaldo Varella (tag "Oficina de Arte e Tecnologia"): http://emcomandantearnaldovarella.blogspot.com.br/search/label/Oficina%20de%20Arte%20e%20Tecnologia
Núcleo de Arte Grande Otelo/6ªCRE-RJ (tag "Oficina de Arte e Tecnologia): http://nucleodeartegrandeotelo.blogspot.com.br/search/label/oficina%20de%20Arte%20e%20Tecnologia


Crédito das fotos: Luciana Lima

Postado por Imaculada Conceição M. Marins

3 comentários:

  1. Obrigada, professora Imaculada! Sempre promovendo as Artes! Você é um anjo!

    ResponderExcluir
  2. Seu trabalho com os alunos é muito bom e inspirador, Luciana! Sou fã! rs Parabéns! bjs! :)

    ResponderExcluir
  3. Muito inspirador realmente, parabéns Luciana!

    ResponderExcluir