quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Experiências no Ensino das Artes IX: Produção da Profª. Lucia Martins e seus alunos da E. M. Almirante Newton Braga de Faria



Olá, arte-educadores! Nossa colega, professora de Artes Visuais, Lucia Martins apresenta aqui o trabalho que realizou com seus alunos da E.M. Almirante Newton Braga de Faria, 5ª CRE-RJ, durante o ano letivo de 2012.

"Eu procurei trabalhar", diz Lucia Martins, "releituras de obras que participavam das exposições realizadas no Rio de Janeiro, no ano de 2012".

As exposições foram: "Percurso Afetivo", de Tarsila do Amaral, no Centro Cultural Banco do Brasil, e "Corpos Presentes", de Antony Gromley, também no CCBB-RJ.

"Pesquisamos em recortes de noticiários, folders e biografias desses artistas na Internet. Eu fui visitar as exposições, mas os alunos, não, pois infelizmente não conseguimos transporte. O estudo desencadeou um maior aprofundamento, entrando na Arte Moderna Brasileira e na Arte Contemporânea, fazendo contextualizações e releituras das obras com a técnica de pintura, desenho e modelagem com massinha", conta Lucia.

Trabalho inspirado na obra de Rubem Valentim

A professora trabalhou ainda com os seus alunos o Projeto "Arte Africana", que foi desenvolvido por toda a escola, sob a supervisão da coordenadora pedagógica, Fátima Souza, e da direção, Fátima Mendes.

 "No Projeto de Arte Africana" - continua Lucia -, "através do processo de fruição, elaboramos uma ideia que foi compartilhada pelo grupo, a confecção de máscaras e esculturas em sabão inspiradas nas obras de Rubem Valentim."

"Trabalhamos ainda o artista espanhol Pablo Picasso, como grande incentivador. Muitas de suas obras foram realizadas por inspiração da arte africana. Picasso dizia, 'que o 'vírus' da arte africana o tinha contaminado'!".  Depois de várias experimentações visuais, "montamos um mural coletivo, inspirado na Guernica, de Picasso, e expomos os demais trabalhos" - completa a professora Lucia Martins, que precisou superar as dificuldades comuns a maioria de nós, arte-educadores, realizando um belo trabalho!

Pablo Picasso inspira o trabalho acima 

Experimentações visuais... motivos africanos

Trabalhando modelagem

Criando "objetos"...


experimentos com modelagem



Estudos...

Máscaras



Parabéns, professora Lucia Martins e alunos!


NOTAS:
1 - Sobre Rubem Valentim (Biografia): http://www.pitoresco.com/brasil/valentim/biografia.htm
2 - Sobre Rubem Valentim (acervo no MAM): http://www.mam.ba.gov.br/acervo-detalhe.asp?conCatId=24
3 - Sobre a exposição "Percurso Afetivo", de Tarsila do Amaral, no Centro Cultural Banco do Brasil (PDF): http://www.bb.com.br/docs/pub/inst/dwn/TarsilaAmaral.pdf
4 - Sobre a exposição "Corpos Presentes", de Antony Gromley, no CCBB-RJ (PDF): http://www.bb.com.br/docs/pub/inst/dwn/AntonyGormley.pdf
5 - Sobre Pablo Picasso (site oficial): http://www.picasso.fr/fr/picasso_page_index.php


Fotos: Lucia Martins
Postagem de Imaculada Conceição M. Marins

4 comentários:

  1. Lúcia, como eu disse no seu retorno: você é bem vinda!
    Os trabalhos são maravilhosos!
    Você desempenhou um trabalho de deixar-nos orgulhosos.
    O mérito é seu e dos alunos.
    Com imenso prazer dou-lhe: PARABÉNS!
    Fátima Souza (Coordenadora Pedagógica)

    ResponderExcluir
  2. Lucia é mesmo 10, em tudo o que faz... sempre surpreendendo!!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosos trabalhos! Muito bom ver os alunos trabalhando artes visuais. Este trabalho é essencial para desenvolver valores como respeito à diversidade cultural, além de promover o prazer da contemplação de trabalhos artísticos. Este prazer é essencial para diminuir o valor do consumo na sociedade atual.
    Parabéns professora!
    Cristina Bueno

    ResponderExcluir
  4. Olá! Fatima Souza, Paula Roberta e Cristina Bueno, o trabalho da Lucia Martins com seus alunos está realmente de parabéns! Muito bom! Grande abraço! :)

    ResponderExcluir