O Núcleo de Arte Grande Otelo, 6ªCRE-RJ, um dos espaços de Extensão Educacional da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que segue a proposta de uma educação integral, apresenta, nesta sexta-feira, dia 28 de agosto de 2015, os espetáculos teatrais "Eternamente Grande" e "Rio: O Berço que Embalou o Samba", na Arena Jovelina Pérola Negra, Anchieta.
"Temos o orgulho de apresentar dois espetáculos com a participação dos nossos alunos e professores das diversas oficinas que oferecemos" - diz a Professora Laíse Pacheco, que dirige o Núcleo de Arte da 6ªCRE-RJ junto com a Professora Luciana Almeida. "Os espetáculos desenvolvidos pelo Núcleo de Arte Grande Otelo originaram-se a partir de encontros com os professores, durante os centros de estudos e permeiam os objetivos de construção de um indivíduo consciente criticamente do seu papel na sociedade, objetivos estes presentes no nosso Projeto Político Pedagógico", nos conta ainda Laíse.
Segundo Professor Nilton, diretor teatral da peça "Rio: O Berço que Embalou o Samba", que será apresentada pela manhã do dia 28 de agosto, na Arena Jovelina Pérola Negra, a "raiz dessa história foi trazida com os batuques e da África, uma herança que passou pelo Entrudo, durante as manifestações carnavalescas das ruas da Corte, no Rio de Janeiro. Depois, no início do século XX, o ritmo foi dando seus primeiros passos com as rodas de jongo e batuques, no fundo de quintal das casas das Tias Baianas quituteiras, na região que compreendia desde a Pequena África até a Praça XI, onde também cresceu, ganhou forma e virou cara do Brasil, mas com seu lado afrodescendente e jeito malandro de ser - o genuíno samba carioca."
"O espetáculo abrange - continua Nilton - diversos momentos históricos desse gênero musical, a partir da segunda metade do século XIX. O samba faz cem anos de existência e é celebrado com os 150 anos da Praça XI e a comemoração dos 450 anos do Rio de Janeiro."
À tarde, será a vez do espetáculo "Eternamente Grande", que conta de forma breve a trajetória da vida do artista Grande Otelo que, se vivo, completaria 100 anos em 18 de outubro próximo. "Apesar de todas as dificuldades - nos conta Professora Renata, diretora teatral da peça -, Otelo não desistia de seus objetivos e assim foi até o fim, ora agradando alguns, ora desagradando outros fez seu trabalho e nos deixou um grande legado cultural."
"Na montagem - continua Renata -, "buscou-se uma conexão com todas as linguagens artísticas. O repertório musical é composto por Ary Barroso, Erivelto Martins, Carmem Miranda e compositores do G.R.E.S. Acadêmicos de Santa Cruz".
MAKING-OFF - PRODUÇÃO E ENSAIOS
No centro, Prof. Nilton Filho, diretor teatral de "Rio: O Berço que Embalou o Samba", e alunos
Em cena, Profa. Renata Lourdes, diretora teatral de "Eternamente Grande", e alunos
Alunos e professores durante um ensaio
Professores responsáveis pela produção musical: Prof. Luiz Junior, Prof. Igor Higa, Prof. Marcello Teixeira e Prof. Glauber Rezende. Profª Thaiz Pires é a responsável pela operação de áudio (não estão todos na foto acima)
As professoras das Oficinas de Dança ficaram responsáveis pelas coreografias apresentadas nos espetáculos: Profª Carmem Souza, Profª Ellen Aniszewski, Profª Juliana Reis. Profª Taíla Ribeiro, apoio
Os alunos Luiz Carlos e Lucas Braz, das Oficinas de Vídeo-animação das professoras Letícia Semeraro e Imaculada Marins, responsáveis pelas fotos e filmagem, registrando o making-off
Professores na preparação do cenário e figurinos: Prof. Jabim Nunes, Profª Denise Macieira, Profª Luciana Lima e Profª Carmem Souza
Equipe do Núcleo de Arte Grande Otelo 2015, na proposta visual de camiseta do grupo - Arte: Profª Letícia e Profª. Renata - Apoio técnico: Profª Marilsa Souza
Fotograma do folioscópio-animado, "Grande Otelo 100 Anos - Rio 450", desenho da aluna Isabele Arruda
Postagem: Profa Imaculada Conceição M. Marins