sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Capacitação Professores de Artes Visuais (registros)

Cortesia: catálogo para os professores de artes visuais


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PROJETOS 2012 CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES

Jurema Holperin conversando com professores da rede


Nos dias 07, 08, 09 de fevereiro de 2012, professores das três linguagens artísticas oferecidas pela rede pública de ensino da Cidade do Rio de Janeiro, Artes Visuais, Artes Cênicas e Música, estiveram presentes aos encontros de Capacitação (ou formação continuada ou aperfeiçoamento profissional, como queiram...) no Centro de Convenções SulAmérica, perfazendo uma carga horária de 12 horas.

Vou postar aqui meus registros dos três encontros, dos quais participei, de Artes Visuais, a linguagem que leciono.


CICLOS DE PALESTRAS PARA
PROFESSORES DE ARTES VISUAIS



Coffee break no início dos encontros, às 7h e 30


PRIMEIRO DIA - ARTES VISUAIS (07/02/12)


RETROSPECTIVA E PERSPECTIVAS

O primeiro dia da Capacitação de Artes Visuais foi para apresentar as ações já realizadas pela Coordenadoria Técnica da SME-RJ e as ações planejadas para o ano de 2012. Foi também um momento de trocas entre os professores de artes, de colocações de pensamento, de solicitações e reivindicações.

Professora Bete (de Artes Cênicas), substituindo a colega Jacqueline Mac-Dowell (de licença médica no momento) , professora responsável pela linguagem das Artes Visuais na Coordenadoria Técnica Pedagógica da SME-RJ, foi a mediadora do encontro, apresentando as propostas e ações.

Professora Xênia (Arte na Educação Infantil) ficou no suporte tecnológico.

As professoras Érika, Marynet e Elisabete falaram sobre a proposta da peça teatral "Viva Suassuna" (concepção, pesquisa, cenário, figurino, dramaturgia etc.), que conectou professores das diversas linguagens artísticas (cliquem nos títulos: "Palavras sobre 'Viva Suassuna'"; "Estréia da peça 'Viva Suassuna'".

Eu, profª Imaculada Conceição, falei sobre o Blog Conexão das Artes SME-RJ e sobre o Projeto Piloto de Alunos Monitores na ArtRio 2011 (a Primeira Feira Internacional de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro), concebido e liderado pela professora Jacqueline Mac-Dowell (para saber mais, cliquem na tag ArtRio).

Professor Luciano (Música) compartilhou com o grupo as sugestões dos professores de artes musicais concernentes às questões mais polêmicas do dia.

Na conclusão do encontro, os professores formaram grupos por CREs para traçarem propostas a serem encaminhadas à SME-RJ.


Profª Bete, mediadora do encontro


Do primeiro plano para o último, professoras:
Érika, Marynet e Elisabete
(relato da experiência com a peça "Viva Suassuna")


Profª Bete e professores de artes visuais da rede


Profª Xênia, na assessoria tecnológica


Professora Bete (Teatro) e professor Luciano (Música): compartilhando


SEGUNDO DIA - ARTES VISUAIS (08/02/12)


EDUCATIVO FUNDAÇÃO BIENAL

ENCONTRO DE ARTE CONTEMPORÂNEA SOBRE
A 30ª BIENAL DE SÃO PAULO


No segundo dia de Capacitação, recebemos o Educativo da Bienal de Artes de São Paulo. A mediação pela SME-RJ foi da profª Xênia. Os educadores Carlos Barmak e Valéria palestraram sobre as propostas do setor educativo, nos apresentaram uma breve história da Bienal Internacional de São Paulo e a concepção da 30ª Bienal.

Carlos Barmak iniciou apresentando a relação conceitual "educação é relação"-"arte é relação". A educação, assim como a arte, se dá na interação com as pessoas. A arte e a educação tem uma potência de nos colocar perante o que é importante para nós, o sentido, o que nos toca, o que nos emociona, o que nos faz pensar...

Em seguida, colocou uma questão para os professores pensarem, refletirem e (com)partilharem: "Por que guardar?" Afinal, um museu habitualmente guarda arte (ou seus vestígios); nós, cidadãos comuns, guardamos fotos e demais objetos caros aos nossos afetos e lembranças, bugigangas, quinquilharias e diversos registros sonoros, fílmicos, escritos, digitais... - etc.etc.etc. Guardamos os nossos mortos... Múltiplas colocações surgiram no grupo dos professores presentes...

Na sequência, conhecemos alguns dos artistas contemporâneos (e suas obras), que estarão na 30ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo.

Assistimos ainda (em vídeo) às palavras de Luiz Pérez-Orama, curador da 30ª Bienal, que acontecerá de setembro a dezembro de 2012, com o tema: A Iminência das Poéticas.

Para saber mais, visitem o site da Fundação Bienal (cliquem aqui).









No telão, as propostas do Educativo e a História da Bienal


Fundamentos teóricos/pedagógicos do Educativo Bienal


Os professores de artes visuais da rede lotaram a platéia




No telão, artistas que estarão na 30ª Bienal e suas obras




Luiz Pérez-Orama, o curador da 30ª Bienal de SP


No telão, artistas que estarão na 30ª Bienal e suas obras


Professores: Xênia (SME-RJ), Carlos e Valéria (Fundação Bienal)


Momento de descontração para registros do evento


TERCEIRO DIA - ARTES VISUAIS (09/02/12)

Profª Xênia e a palestrante Virgínia Kastrup


SEMINÁRIO COM VIRGÍNIA KASTRUP:
ARTE E PESQUISA

No terceiro e último dia da Semana de Capacitação de 2012 em Artes Visuais, a pesquisadora Virgínia Kastrup palestrou sobre "A aprendizagem da atenção na cognição inventiva" e apresentou-nos suas experiências na educação de pessoas com deficiência visual. A mediação foi feita pelas professoras Bete e Xênia. O professor Bruno Bentolila auxiliou na assessoria tecnológica.




livros de Virgínia Kastrup


Professor Bruno Bentolila, na assessoria tecnológica



Imagens, texto e postagem: Imaculada Conceição Manhães Marins

4 comentários:

  1. Certamente 2012 será um ano de muitas atividades para o grupo de professores de Artes da SME - RIO. Estaremos aguardando notícias e eventos!

    ResponderExcluir
  2. Imaculada e Jackeline
    Eu e outros colegas da 1a. CRE gostamos muito das capaci
    tações, principalmente a da 30a. Bienal, por Omar Barmack. Muito interessante conhecer o trabalho de novos artistas,trabalhos que podem ser linkados com os de sala de aula e ainda por cima , despertou a vontade de fazer um grupo para irmos a Bienal. Podíamos organizar, né?
    O meu blog está errado mesmo, esse Arte na Escola Pública esta desatualizado. O certo é: http://artescolapublica.blogspot.com/
    Se vc puder mudar eu agradeceria muito.
    Obrigada, abraços,
    Janete Bloise - 1a. CRE Gec Rivadávia Corrêa

    ResponderExcluir
  3. Janete, a programação das capacitações (cursos de formação continuada) de artes visuais é da Jacqueline. Eu também gostei muito! Fique atenta às postagens do blog, durante o ano há outros cursos.
    É uma boa a ideia da visita à Bienal...
    Já atualizei o link do seu blog! :)

    ResponderExcluir